terça-feira, 21 de junho de 2011

Pense duas vezes antes de comer muita carne


Tente deixar de comer carne (bovina ou ovina). Se não sentir nenhuma diferença depois das 3 semanas iniciais, volte a comer. Porém, o mais provável é que sinta-se melhor. A carne não é considerada um alimento essencial para o nosso organismo.

Sabia que nós íamos ser vegetarianos? Os nossos parentes mais próximos, os macacos, são em 98% vegetarianos. Até mesmo as vacas são, por natureza, vegetarianas. A estrutura de nossa pele, dentes, estômago e intestinos e o comprimento de nosso sistema digestivo é típico de animais vegetarianos. Em algum momento na nossa história não obedecemos às nossas limitações físicas e decidimos matar outros animais para comer.

A carne vermelha sobrecarrega nosso sistema digestivo e faz ele desperdiçar energia na digestão. Além disso, ela aumenta o risco de cancro. Pessoas que comem carne vermelha 5 vezes por semana têm 4 vezes mais chances de ter cancro no cólon que as pessoas que não comem carne. Surpreendente ? O cancro de próstata é outro risco.

A carne fica no nosso estômago, aproximadamente, dois dias, antes de ser digerida. Ela tem grande quantidade de gordura, o que dificulta a nossa digestão. As Frutas, por outro lado, ficam 30 minutos. Sabendo que 90% de nossa energia é gasta na digestão, pode imaginar quão melhor se sentirá sem comer muita carne. O aconselhável seria gastar essa energia em outras coisas, mais construtivas. Não é?

Não estamos a falar para deixar de comer carne. Afinal, ela é muito saborosa. Tente, ao menos, diminuir o seu consumo. As proteínas que ela provém encontram-se noutros alimentos como sementes, feijões, lentilhas, etc..

Sem comentários:

Enviar um comentário